<i>Guernica</i> em Viseu

Image 20253

«A Arte Denuncia a Guerra» foi o tema da palestra que, no dia 15, acompanhou a inauguração da exposição «Guernica» na galeria do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) em Viseu. Um dos oradores, José Pessoa, sublinhou a necessidade de falar das histórias das guerras para «criar uma consciência activa de defesa da Paz». É este o objectivo central da exposição, preparada para a Festa do Avante! de 2012 e que desde então anda a percorrer o País.

Acompanhando a projecção de imagens com palavras de compromisso, José Pessoa prendeu a audiência durante mais de uma hora com a sua intervenção: «Todos somos responsáveis pela guerra e pelo sofrimento horrendo que ela causa, se não formos capazes de dar o nosso contributo para a evitar», afirmou, acrescentando que o holocausto «não se cingiu a um determinado momento histórico», já que todas as guerras dizimam gente inocente que «ambiciona viver em paz». Estas palavras foram capazes de transformar as fotografias dos horrores causados pela guerra em mensagens de esperança num futuro pacífico para a Humanidade.

Enquadrados pela monumental reprodução do quadro original de Pablo Picasso e pelos desenhos e estudos que o antecederam, envolvidos pela poética de Carlos de Oliveira interpretando cada fragmento de Guernica e pela beleza contagiante do poema de Eugénio de Andrade, dedicado ao velho carvalho sobrevivente aos bombardeamentos, as largas dezenas de participantes aplaudiram longamente, no final, a dissertação do historiador. Esta foi a primeira iniciativa da exposição «Guernica» e deu azo a comentários elogiosos dos presentes: «Ainda bem que vim!»; «Obrigada»; e «Quinta-feira cá estarei de novo», numa alusão à apresentação do livro de Federico García Lorca «Alocução ao povo da aldeia de Fuentevaqueros», que é hoje, 21, apresentada no mesmo local (às 21 horas), com música ao vivo de Paulo Vaz de Carvalho e Catarina Braga.

 



Mais artigos de: PCP

Um Congresso ligado<br>à vida e à luta

Mais de 170 quadros da Organização Regional de Setúbal deram corpo à reunião preparatória do XX Congresso do PCP, realizada no dia 14 no salão dos Bombeiros Voluntários da Moita com a presença do Secretário-geral Jerónimo de Sousa. Anteontem ao final do dia realizou-se no Porto uma iniciativa semelhante, que abordaremos com detalhe na próxima edição.

Novo CT para mais intervenção

O Secretário-geral do PCP participou, domingo, na cerimónia de inauguração do novo Centro de Trabalho do Partido em Vila Real de Santo António.

Direito ao trabalho<br>e à segurança no emprego

O PCP realizou, no dia 15, em Braga, uma sessão pública enquadrada na campanha nacional «Mais direitos, Mais futuro. Não à precariedade». Reunidas no auditório da Escola Francisco Sanches, cerca de duas centenas de pessoas ouviram o testemunho de vários trabalhadores.

Esta Festa vai ser maior...<br>e ainda melhor

Algarve, Braga, Coimbra e Porto são as organizações regionais do Partido a quem caberá, na 40.ª Festa do Avante!, a honra e a responsabilidade de «inaugurar» o novo terreno da Quinta do Cabo.

Começar bem<br>para acabar melhor

No distrito de Leiria, a organização do Partido empenhou-se de corpo inteiro na concretização da campanha nacional de fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril», o que explica o êxito que ela está a ter também na região. Como conta...

Esclarecer e mobilizar

Passados dois meses sobre o lançamento da campanha «Mais direitos, mais futuro. Não à precariedade!», o balanço feito por Paulo Raimundo, da Comissão Política do Comité Central do PCP, é extremamente positivo. Nesta altura,...

Festa na diáspora

As comemorações do 95.º aniversário do PCP, que continuam realizar-se de Norte a Sul do País, estão também a ter expressão na Emigração.

Democracia e autonomia

A Assembleia Legislativa Regional dos Açores aprovou o voto proposto pelo PCP de saudação à aprovação e promulgação da Constituição da República Portuguesa por ocasião do seu 40.º aniversário. No voto, destaca-se a...

Comunista não entra

O jornal i noticiava, no dia 12, a abertura das jornadas parlamentares do PCP no dia anterior com uma pequena caixa de uma página onde dava o mesmo destaque ao artigo do Avante! sobre a nova rubrica de comentário político da TVI. Vários comentários feitos nas redes sociais depois, a...